Qual a Melhor Panela Para Fazer Brigadeiro Gourmet?

Saber qual a melhor panela para fazer brigadeiro gourmet é um dos pontos principais na hora de criar um produto de qualidade, reduzindo ainda os riscos de algo dar errado no preparo.

De São Paulo ao Piauí, não tem como negar: uso de uma panela adequada irá tornar o cozimento dos ingredientes mais rápido e uniforme, e contribuirá ainda para o próprio sabor final da receita.

Além disso, o brigadeiro gourmet é muito mais delicado que a versão comum, devido aos ingredientes nobres utilizados.

Assim, se até mesmo os detalhes fazem a diferença, a escolha de uma boa panela é um ponto verdadeiramente fundamental.

Pensando nisso, o Cozinha Blog preparou esse material completo, apresentando qual a melhor panela para fazer brigadeiro gourmet, principais tipos e características básicas que uma boa panela deve ter.

Acompanhe!

Como escolher qual a melhor panela para fazer brigadeiro gourmet?

Para entender qual a melhor panela para fazer brigadeiro gourmet, é preciso levar em consideração o seu objetivo de funcionamento.

Nesse caso, as panelas servem justamente para cozinhar todos os ingredientes da receita, que são levados ao fogo até encorpar e ganhar a consistência adequada para modelar.

Na versão gourmet tradicional, por exemplo, os ingredientes do brigadeiro são o chocolate nobre, leite condensado, creme de leite e manteiga, além dos granulados para cobertura.

Ou seja, trata-se de uma massa inicialmente bem líquida e que deve cozinhar bastante até reduzir à consistência ideal.

Por isso, esse processo de cozimento exige o uso de uma panela adequada, para não queimar a mistura. Mas qual o modelo ideal?

Bem, uma das únicas características que não podem faltar em uma panela para cozinhar o brigadeiro gourmet é o fundo grosso, ou uma opção com uma boa espessura geral.

Essa é a peça chave do processo, um verdadeiro truque da confeitaria que todo mundo precisa saber, que fará com que a receita saia exatamente como o desejado.

Quanto ao material da panela, embora seja algo muito importante também, há várias opções que servem muito bem para esse fim, como variações de inox, alumínio, teflon, ferro fundido e antiaderente, por exemplo.

Brigadeiro gourmet: qual a importância da panela de fundo grosso?

As panelas de fundo grosso, como é possível presumir, se destacam na fabricação dos brigadeiros gourmet por distribuírem melhor o calor. E isso é algo muito simples de observar.

Quando se coloca uma panela com o fundo muito fino sobre as chamas, o calor do fogo consegue aquecer de maneira muito intensa o seu conteúdo.

O que acontece é que a espessura é pouca, e o calor se concentra desproporcionalmente no fundo da panela.

Assim, no caso do brigadeiro, por exemplo, isso acaba queimando a massa na parte de baixo, muito antes dela atingir a consistência ideal, prejudicando o sabor do docinho.

Como uma opção de fundo mais grosso, por outro lado, a chama não aquece apenas a base, mas também as laterais da panela.

O resultado é a distribuição do calor de forma perfeita, cozinhando todo o conteúdo igualmente e evitando queimar o brigadeiro, não importa a quantidade que você está fazendo.

Aliás, vale lembrar que a temperatura das chamas também interfere diretamente nesse processo. Não à toa, cozinha-se o brigadeiro todo o tempo em fogo baixo, e sempre mexendo bem todos os itens.

Quais os melhores tipos de panelas para fazer brigadeiro gourmet?

Na hora de escolher qual a melhor panela para fazer brigadeiro gourmet, muitas pessoas focam bastante no material.

É claro que isso é muito importante, mas, como observado, o ponto principal está ligado à espessura do seu fundo, que é a peça chave desse processo.

E é por isso que existem vários tipos de panelas que servem muito bem para fazer brigadeiro, mesmo na versão gourmet, que é mais delicada.

De todo modo, a busca por um material de qualidade é importantíssimo também e trará diferenciais para o preparo da receita. Mas, quais são os melhores tipos?

Inegavelmente, os grandes destaques vão para as panelas de alumínio, antiaderente, aço inoxidável e ferro fundido.

Aliás, um bom material, além de ajudar no cozimento e distribuição do calor, colabora para que o sabor e a textura do brigadeiro fiquem em condições perfeitas.

Panela inox com fundo triplo

Essa é considerada, por muitos, como a melhor opção entre as panelas de preparo do brigadeiro gourmet, e não é para menos.

O fundo triplo (fundo grosso), nesse caso, é formado por camadas de inox – alumínio – inox, criando uma tripla barreira contra as chamas.

Essa tecnologia faz com que o aquecimento seja melhor distribuído, proporcionando um cozimento rápido e uniforme.

Além disso, as panelas de aço inoxidável são extremamente resistentes e leves. Com os devidos cuidados, conseguem durar longos anos.

E apesar de não serem antiaderentes, são muito simples de lavar, devido às características próprias do material.

Outro diferencial, aliás, é que o inox não libera nenhum resíduo, o que é importante para não alterar o sabor da receita.

Panela de alumínio

As panelas de alumínio são outra boa opção na hora de escolher qual a melhor panela para fazer brigadeiro gourmet.

Elas se destacam por distribuírem bem o calor, o que torna o aquecimento da massa uniforme.

Por conta disso, o tempo de cozimento vai ser bem mais curto, uma vez que a massa chegará ao ponto ideal mais rapidamente.

Outro destaque quanto às panelas de alumínio é que elas são mais leves e práticas e possuem também um custo-benefício bastante atrativo.

De todo modo, é super importante buscar por uma panela de boa qualidade, uma vez que o alumínio de baixa qualidade acaba liberando resíduos que podem até alterar o sabor do docinho.

Fora isso, o chocolate puro (tanto o chocolate ao leite, quanto o chocolate branco) tem a capacidade de absorver muito mais sabor.

Panela antiaderente

Outra alternativa de material de panela para fazer brigadeiro gourmet é a de revestimento antiaderente.

Essas panelas são ideais para quem não quer correr o risco do brigadeiro grudar de forma alguma, uma vez que seu revestimento serve justamente para impedir que os ingredientes grudem no fundo.

As panelas antiaderentes também são muito práticas de usar e podem ser lavadas com muita facilidade, inclusive na lava louças, já que os resíduos não ficam na superfície.

Seu ponto negativo, em um contexto geral, é que elas não são tão resistentes a altas temperaturas, nem a um uso muito recorrente.

Por isso, em se tratando de uma panela para atender a uma necessidade frequente de uso, ela não é a mais indicada.

Para uma utilização mais escalonada, por outro lado, vale sim muito a pena, entregando um resultado incrível.

Panela de ferro fundido

Assim como as panelas de aço inox com fundo triplo, a panela de ferro fundido é um dos grandes destaques quando ao pesquisar qual a melhor panela para fazer brigadeiro gourmet.

Elas também possuem um fundo bem grosso, o que é ideal para o cozimento da massa, diminuindo os riscos de queimar o brigadeiro antes que ele fique pronto.

As panelas de ferro fundido têm características similares aos antigos tachos de cobre, que formam proibidos pela vigilância sanitária.

Assim, são muito resistentes ao calor e permitem uma utilização com uma frequência maior que outras alternativas.

Seu único ponto negativo, e que vale a pena destacar, é que elas são uma opção bem mais pesada que outros materiais, uma vez que são compostas por ferro.

Fora isso, apresentam uma qualidade geral incrível e um custo-benefício (durabilidade) de admirar.

Qual a melhor panela para fazer brigadeiro gourmet?

Agora que já conhecemos os principais tipos e características, fica muito mais fácil entender qual a melhor panela para fazer brigadeiro gourmet.

Nesse caso, inegavelmente, o destaque vai para a panela inox com fundo triplo.

Ela já é uma das alternativas de maior conceito do mercado, e muito bem avaliada pelos doceiros, por sua qualidade e durabilidade.

O seu fundo grosso, composto de três camadas, ajuda a distribuir melhor o calor, processo ideal na produção desses doces.

Levando em consideração um prazo longo, essas panelas possuem um custo-benefício muito atrativo também, uma vez que duram bastante.

Elas são menos suscetíveis a arranhões e amassaduras também, e não oxidam, o que é um grande diferencial.

Como mencionado, aliás, seu outro grande destaque é que elas não liberam nenhum resíduo.

Assim, não há o risco de levar um sabor indesejado à receita, uma vez que os chocolates nobres dos brigadeiros gourmet são mais delicados.

Apesar disso, é claro, as demais opções de tipo de panelas também são alternativas válidas e entregam um bom resultado.

E então, qual panela você vai comprar?

Entender qual a melhor panela para fazer brigadeiro gourmet realmente faz toda a diferença, principalmente porque estamos falando da versão refinada do doce.

A compra de uma boa panela, assim como a aquisição de utensílios e produtos de qualidade, é o primeiro passo para criar receitas impecáveis.

Felizmente, como foi possível observar, há ótimas variações disponíveis, com diferentes alternativas de composição. O mais importante, é claro, é buscar uma opção com a espessura ideal.

Inclusive, você pode encontrar sua nova panela na internet, com ótimas condições de frete e promoções, basta fazer uma boa pesquisa ou seguir as recomendações desse nosso artigo.

Se você gostou desse conteúdo, talvez goste também de conferir quais são os melhores cursos de brigadeiro gourmet que existem atualmente no mercado. Avaliamos todos eles aqui: confira.

Não se esqueça de compartilhar esse artigo com suas amigas por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós.

Deixe um comentário, preencha os campos abaixo com suas considerações e até a próxima!

Dica: Temos um conteúdo com vários outros materiais necessários para começar.