Vai Gema no Brigadeiro Gourmet? Veja a Resposta Definitiva

Saber se vai gema no brigadeiro gourmet é uma das dúvidas mais comuns na hora de preparar essa delícia.

A versão gourmet do brigadeiro se destaca cada vez mais, devido aos seus diferenciais de sabor e textura, garantidos por seus ingredientes nobres. Mas, será que vai gema no brigadeiro gourmet?

Neste artigo, o Cozinha Blog mostra a resposta definitiva, para que você não fique mais em dúvida e possa fazer docinhos incríveis. Confira!

Para que serve a gema de ovo na confeitaria?

Antes de saber se vai gema no brigadeiro gourmet ou não, vale a pena entender qual é a sua função nas receitas.

A gema de ovo é um ingrediente muito comum nas mais variadas receitas, sejam salgadas ou doces. Muitos bolos, por exemplo, levam esse segredinho.

Nesse caso, ela se destaca por ser um emulsificante natural e serve para tornar as massas mais macias, úmidas e aveludadas.

Isso é facilmente perceptível simplesmente ao bater a gema, uma vez que ela se transforma em uma espuma.

Em resumo, a gema é realmente um item que possui propriedades interessantes e aplicações variadas dentro da confeitaria. Mas será que ela “serve” no brigadeiro gourmet?

Vai gema no brigadeiro gourmet?

Nos brigadeiros gourmet, a gema de ovo teria essa mesma função de emulsificar a massa, tornando-a mais macia.

Nesse caso, ela adicionaria uma porção a mais de gordura, que traria essas características ao doce.

O que acontece, no entanto, é que o brigadeiro gourmet já possui outros ingredientes gordurosos, o que acaba retirando a necessidade de adição desse item.

Assim, de um modo definitivo, não vai gema no brigadeiro gourmet.

O ingrediente não faz parte da receita tradicional do doce, uma vez que sua presença realmente não se faz necessária.

No modo tradicional, o brigadeiro gourmet leva apenas chocolate nobre (chocolate meio amargo ou chocolate ao leite), creme de leite, 1 lata de leite condensado, manteiga e confeitos.

Basta fazer a massa, deixar descansar em temperatura ambiente, enrolar e colocar nas forminhas.

O uso da gema do ovo no brigadeiro gourmet

Embora não faça parte da versão original, a gema é um segredinho de muitos confeiteiros mundo afora.

É claro que seu uso não é necessário, mas isso não significa que seja totalmente dispensável ou inapropriado.

Seus maiores benefícios, indiscutivelmente, são mais perceptíveis nos brigadeiros comuns, que levam achocolatado, margarina e leite condensado, possuindo um teor de gordura menor.

Mais maciez

A lecitina, um dos compostos da gema, é um dos grandes responsáveis por dar essa emulsificação à massa.

E mesmo nas versões gourmet, esse índice de maciez aumenta um pouco, melhorando a textura do docinho.

Vale lembrar que os brigadeiros gourmet se destacam por apresentarem as mais variadas versões, seja com chocolate amargo, paçoca, chocolate ao leite, chocolate branco ou bebidas alcoólicas.

Assim, a gema pode ter uma aplicação mais interessante em alguma dessas alternativas. Esse é o caso, por exemplo, do brigadeiro de creme brûlée.

Menos doce

Outro ponto positivo destacável da gema nos brigadeiros é que ela ajuda a equalizar melhor o doce da receita.

Os brigadeiros, mesmo na versão gourmet, têm a característica de serem bem doces.

Assim, uma forma de reduzir um pouco a doçura da receita é adicionando gema à massa.

Pontos negativos do uso das gemas de ovo no brigadeiro gourmet

Por não ser um dos ingredientes base do brigadeiro gourmet, a gema pode ter um resultado negativo no doce.

E isso é algo comum quando há a alteração de uma receita padrão, que já estava devidamente equalizada. No caso da receita de brigadeiro, não é diferente.

Vejamos alguns contras.

Validade menor

Um primeiro ponto negativo destacável é que a validade geral do brigadeiro gourmet irá reduzir de forma considerável.

Afinal, quando feito apenas com os ingredientes tradicionais, a receita apresenta uma boa durabilidade, uma vez que leva somente produtos industrializados.

No entanto, ao adicionar a gema, que é um produto totalmente natural, ela acaba interferindo nesse processo de conservação.

Para os brigadeiros que serão consumidos de forma mais rápida, não há nenhuma alteração, mas para quem precisa produzir em grandes escalas e guardar, não vale tanto a pena incluir a gema na receita.

Alteração do sabor

Outro ponto negativo, e que vale a pena destacar, é que o ingrediente pode alterar o sabor da receita.

Como observado, não vai gema no brigadeiro gourmet, e a adição desse ou de qualquer outro produto, seja farinha de trigo ou amido de milho, vai interferir, sim, no gosto do doce.

O brigadeiro gourmet, como leva chocolate nobre, tem a característica de absorver muito bem o gosto e o aroma de outros ingredientes.

Para se ter uma ideia, o simples fato de mexer a massa com uma colher de pau ou silicone que já tenha sido utilizada na cozinha para o preparo de receitas com cebola ou alho, por exemplo, já pode transmitir esse sabor para o brigadeiro.

O mesmo vale também para a utilização de uma panela inadequada, como a de alumínio de baixa qualidade, que solta muitos resíduos.

Além disso, muitas pessoas têm o paladar sensível ao ovo e podem não se agradar com esse ingrediente extra.

Assim, quando se fala de uma busca por um sabor original, fiel aos padrões, o uso de qualquer outro ingrediente é algo bastante negativo.

Claro que os brigadeiros também permitem essas variações, mas cada caso é um caso.

Você sabia esses detalhes sobre o brigadeiro gourmet e o ovo?

Como foi possível observar, realmente não vai gema no brigadeiro gourmet, embora sua utilização seja comum por muitas pessoas.

Para entender isso, basta simplesmente observar os ingredientes da receita tradicional, para perceber que o ovo não está entre eles.

Além disso, como demonstrado, ela traz tanto pontos negativos quanto positivos para o brigadeiro.

Isso torna o seu uso mais subjetivo, não havendo um empecilho maior que torne a sua implementação na receita algo proibido.

De todo modo, é sempre importante deixar claro que o docinho está com esse ingrediente a mais, para evitar qualquer problema.

Se você gostou desse conteúdo, talvez goste também de conferir quais são os melhores cursos de brigadeiro gourmet que existem atualmente no mercado. Avaliamos todos eles aqui: confira.

Não se esqueça de compartilhar esse artigo com suas amigas por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós. Até a próxima!