Validade do Brigadeiro Gourmet: Quanto Dura? Como Armazenar?

Tudo que é comida, especialmente quando se trata de alimentos não industrializados, tem um prazo de validade, e com os brigadeiros gourmet não é diferente. Você sabe quanto tempo dura a validade do brigadeiro gourmet?

A confecção do brigadeiro gourmet é uma área da confeitaria que tem crescido cada vez mais nos últimos anos, e apresenta o potencial de crescer cada vez mais.

Essa boa oportunidade de renda extra já fez a diferença na economia de muitas famílias, e algumas pessoas até deixaram seus empregos para se dedicar ao doce.

Existe, até mesmo, o que podemos chamar de “escola de doce” para quem quer aprimorar seus talentos.

Por esse motivo, cresceram as buscas na internet por cursos e mais informações sobre o brigadeiro gourmet, e no Cozinha Blog você encontra tudo o que precisa saber sobre o assunto.

Vamos aprender mais sobre o brigadeiro gourmet?

Qual é a validade do brigadeiro gourmet?

Embora o açúcar muitas vezes sirva como uma espécie de conservante (esse é um dos motivos porque o leite condensado tem validade longa sem precisar de conservadores artificiais em sua composição), você não pode contar apenas com essa propriedade para definir a validade do brigadeiro gourmet.

É importante ter em mente que, como na preparação do brigadeiro são utilizados outros ingredientes, frequentemente até frutas, isso acaba influenciando no prazo de validade do seu produto final. Por isso é preciso toda atenção e cuidado.

Você não quer correr o risco de entregar para o seu cliente um brigadeiro fresquinho por fora, mas com a fruta azeda por dentro, não é?

Vamos ver três situações em que a durabilidade do brigadeiro difere.

Brigadeiro tradicional em geladeira

A durabilidade média do brigadeiro tradicional dentro da geladeira costuma ser de no máximo 7 dias.

Após esse período, é provável que o brigadeiro ainda não tenha azedado, mas o doce sofre alterações em suas características originais que afetam, e muito, a qualidade do produto.

O brigadeiro “velho” se torna açucarado e o granulado fica ressecado e quebradiço, perdendo sua maciez e paladar originais. Por isso é bom evitar deixar o brigadeiro esperando demais.

Brigadeiro tradicional fora da geladeira

Dependendo da temperatura ambiente, o brigadeiro pode durar mais ou menos tempo fora da geladeira.

Nos dias mais frios, um docinho pode resistir de 4 até 5 dias fora da geladeira. Já nas épocas de calor, os brigadeiros não costumam passar dos 3 dias.

Brigadeiro gourmet com frutas

Falar sobre validade de um brigadeiro gourmet com frutas é sempre muito delicado.

Isso porque a validade das frutas varia de espécie para espécie, mas todas elas, se usadas cruas nas receitas, como acontece com as uvas e os morangos, possuem durabilidade muito curta.

Por isso, é indicado não arriscar deixar que um brigadeiro com frutas frescas fique guardado por mais que um dia dentro da geladeira.

As uvas costumam apresentar resistência um pouco maior que os morangos e podem esperar, no máximo, dois dias.

O ideal é preparar essas encomendas, seja para uma festa ou qualquer outro evento, com somente um dia de antecedência da data de entrega.

Outro risco que as frutas frescas oferecem, além de azedar, é o de soltar água, afetando a textura e consistência do seu brigadeiro. Nada bom.

No caso das receitas preparadas com frutas secas ou em conserva, como ameixas, damascos e cerejas, você pode considerar seu brigadeiro gourmet com a validade de 5 dias, já que não há o risco de a fruta estragar ou soltar água.

Como armazenar brigadeiros gourmet?

Se você pretende armazenar seus docinhos já prontos, a melhor maneira de fazer isso é colocá-los em um recipiente hermeticamente fechado.

Essa medida, além de proteger o doce e evitar que ele resseque ao perder umidade para o ambiente, também evita que a iguaria pegue o famoso (e terrível) gosto de geladeira.

Você não quer comer ou vender um doce ressecado e, ainda por cima, com um gosto duvidoso, não é mesmo?

Como congelar brigadeiros gourmet?

Ver o quanto a validade do brigadeiro é curta, mesmo em geladeira, deve ter te deixado de cabelo em pé, especialmente se você tem uma demanda muito grande.

Mas, calma: existe uma maneira de dar um jeito nisso: você pode congelar seu brigadeiro gourmet, desde que preste atenção em algumas dicas:

  • Congelar a massa do brigadeiro gourmet é muito fácil: basta cobri-la totalmente com plástico filme e colocar no freezer;
  • Você também pode congelar seu brigadeiro boleado caso não vá preparar nenhuma versão com recheio;
  • Nunca, NUNCA congele brigadeiros recheados ou confeitados.

Enquanto a massa do doce resiste muito bem ao processo de congelamento e descongelamento, sem passar por alterações, as frutas podem se tornar aguadas e os confeitos acabam ficando pegajosos, desmanchando, perdendo a crocância.

Esse erro compromete fatalmente a qualidade do seu doce.

A validade do brigadeiro gourmet no freezer é de até 30 dias.

Como saber se o brigadeiro está passado?

Como já dito anteriormente, o brigadeiro pode até não azedar com tanta facilidade.

O que compromete sua qualidade com o tempo, e é um fator decisivo para determinar se um brigadeiro passou da validade ou não, é o fato de ele ficar açucarado.

Mas o que é um docinho açucarado?

A textura que se espera ao morder um brigadeiro é uma massa uniforme, pastosa, macia, lisa e suave. É assim que um brigadeiro fresco se comporta.

Quando, ao morder um brigadeiro, você sente uma textura áspera na língua, como se o açúcar da receita não tivesse se dissolvido corretamente, significa que o brigadeiro está açucarado e não é mais apropriado para venda.

Como embalar brigadeiro gourmet para vender?

Na internet existem incontáveis opções de embalagens para a venda de brigadeiros gourmet: desde mini potinhos individuais já com o formato e tamanho ideal, até saquinhos de celofane com vários tamanhos diferentes.

Seja qual for o tipo de embalagem escolhida, é importante não abrir mão da clássica forminha de papel.

Além de fazer a diferença na apresentação, ela também protege o docinho do contato direto com o plástico, evitando que ele desmanche.

Capriche na apresentação, pois ela diz muito sobre o seu trabalho.

Mas como este artigo trata da validade do brigadeiro gourmet, aqui vão mais algumas dicas cruciais:

  • Coloque a validade na etiqueta e a data de fabricação também. Essas informações são um direito do seu cliente e uma exigência do código de defesa do consumidor;
  • Não abuse da validade do seu doce: coloque a data da etiqueta sempre um ou dois dias abaixo do dia final de vencimento do docinho.

Dessa maneira, você sempre vai entregar aos seus clientes doces de qualidade e seguros de serem consumidos. Lembre-se: a satisfação do cliente é o sucesso do seu negócio!

Se você gostou desse conteúdo, talvez goste também de conferir quais são os melhores cursos de brigadeiro gourmet que existem atualmente no mercado. Avaliamos todos eles aqui: confira.

Não se esqueça de compartilhar esse artigo com suas amigas por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós. Até a próxima!