Vai Farinha de Trigo no Brigadeiro Gourmet?

Uma dúvida muito comum para quem está começando a se aventurar nas receitas deste docinho é se vai farinha de trigo no brigadeiro gourmet ou não.

Essa é uma questão realmente muito buscada e que vale a pena desvendar, uma vez que seu uso impacta diretamente na qualidade geral da receita.

Pensando nisso, o Cozinha Blog preparou este conteúdo completo, onde mostramos todos os detalhes e informações sobre o uso desse ingrediente. Confira!

Qual a diferença entre o brigadeiro gourmet e o brigadeiro comum?

Um ponto importante, e que ajuda a entender se vai farinha de trigo no brigadeiro gourmet ou não, é justamente compreender sua diferença para o brigadeiro comum.

Assim, de uma forma clara, essa diferença está justamente na escolha nobre dos ingredientes da versão gourmet, que é mais refinada e apresenta também uma enorme quantidade de variações.

Enquanto um brigadeiro comum leva achocolatado e margarina, o gourmet leva chocolate nobre e manteiga – isso para citar apenas alguns dos ingredientes.

Apenas com isso já é possível notar os diferenciais existentes entre as duas receitas que fazem sucesso na confeitaria, mas são realmente distintas.

Vai farinha de trigo no brigadeiro gourmet?

Embora tenha muitas variações, inclusive opções com ingredientes alcoólicos, chocolate branco ou doce de leite, por exemplo, o brigadeiro gourmet também conta com sua versão tradicional: a de chocolate.

Nesse caso, na sua reprodução clássica, o docinho conta com os seguintes ingredientes:

Ou seja, não vai farinha de trigo no brigadeiro gourmet, levando em consideração a forma tradicional de fazer a receita, e é isso que qualquer professora ou professor de confeitaria responderia a você.

Em outras palavras, para fazer a receita da forma certa, não é preciso adicionar a farinha, uma vez que ela não faz parte dos ingredientes. Aliás, seu uso é bastante perigoso.

Mas, por que essa dúvida é tão comum? Bem, o que acontece é que a farinha de trigo é realmente utilizada por algumas doceiras na hora de fazer o brigadeiro gourmet, para os mais variados fins.

Geralmente, ela é associada a fatores como para dar o ponto mais rápido, demorar para cristalizar ou aumentar volume. Mas, será que isso realmente funciona?

Antes de discorrer sobre esses pontos, é fundamental entender primeiramente os perigos do seu uso na receita.

Por que o uso da farinha de trigo no brigadeiro gourmet é perigoso?

A resposta para essa questão é bem simples também, e resumisse a uma única palavra: celíaca.

A celíaca é uma doença, sendo uma reação imunológica à ingestão de glúten, que é uma proteína comum encontrada em alimentos como o trigo, o centeio e a cevada.

Ou seja, as pessoas se tornam intolerantes ao glúten, que se faz presente na farinha de trigo.

Como não tem tratamento, os celíacos precisam passar por uma restrição alimentar rigorosa, e cortar todos os alimentos que possuem glúten de sua dieta.

Como foi possível observar, tradicionalmente, os brigadeiros gourmet – e os comuns também – não levam farinha em sua receita.

Assim, um celíaco pode comer brigadeiros, já que sua receita original não leva farinha.

Ao utilizar a farinha, contudo, o docinho torna-se um verdadeiro problema para os intolerantes a glúten, que, muito provavelmente, não vão saber que há esse ingrediente a mais na receita.

O uso da farinha no brigadeiro gourmet

Embora seja perigoso, como demonstrado, há muitas pessoas que utilizam a farinha na hora de preparar os brigadeiros gourmet.

Em seguida, compreenda o porquê.

Dar o ponto mais rápido

Uma das explicações básicas para o uso da farinha de trigo no brigadeiro gourmet é que ela ajuda a massa a cozinhar e chegar ao ponto mais rápido.

Como são ingredientes líquidos, em sua maioria, demora um pouquinho para que tudo se reduza ao ponto ideal.

A adição da farinha, em pouquíssima quantidade, ajudaria a levar a uma redução mais rápida.

No entanto, a diferença não é tão significativa e não vale a pena correr esse risco apenas por esse fator.

Aumentar o volume

Outra explicação para o uso é que a farinha, assim como o amido de milho, é que eles ajudam a massa a ficar mais volumosa e, consequentemente, render mais.

O uso desses aditivos, porém, transfere um pouco de gosto (desagradável, para falar a verdade) para o brigadeiro gourmet, uma vez que o chocolate puro tem essa incrível capacidade de absorver muito bem o sabor de outros ingredientes.

Além disso, eles acabam interferindo na textura do doce, retirando sua característica de derreter na boca.

Cristalização do brigadeiro

Por fim, outra “vantagem” do uso da farinha é que ela faz com que o doce demore um pouco mais para cristalizar seus açúcares.

Realmente, isso é verdade. O uso da farinha torna o brigadeiro cremoso por mais tempo, levando 15% de tempo a mais para cristalizar o açúcar.

No entanto, esse ponto positivo só é válido para quem faz uma produção muito grande, onde os doces não serão consumidos de forma rápida.

Além disso, a glucose de milho tem exatamente essa mesma função, e tem o uso mais indicado e difundido entre as doceiras.

Gostou de saber tudo isso?

Como foi possível observar, não vai farinha de trigo no brigadeiro gourmet, e seu uso é realmente perigoso para quem tem doença celíaca.

Além disso, a utilização do ingrediente parte de pontos que não justificam o seu uso de uma forma irrefutável.

As diferenças são pouco perceptíveis e seu uso altera um pouco a textura e o próprio sabor do brigadeiro gourmet, que é bastante delicado devido à utilização de ingredientes nobres.

A única vantagem perceptível é em relação à cristalização do doce. Mas vale a pena apostar mais na glucose de milho, que é praticamente açúcar puro, e não vai pegar ninguém de surpresa.

Em resumo, quando o brigadeiro gourmet for para festas ou para vender, nada de utilizar a farinha de trigo, já que isso pode levar a graves crises a quem é intolerante a glúten e não faz a menor ideia que alguém resolveu colocar farinha de trigo no brigadeiro.

A depender do objetivo, porém, nada impede usar o ingrediente em casa, para pessoas que não são intolerantes. Vale a pena a experiência.

De todo modo, nada de usar uma colher de sopa (ou mais), e sim em pouquíssima quantidade. Nesse caso, quanto menos, melhor.

Se você gostou desse conteúdo, talvez goste também de conferir quais são os melhores cursos de brigadeiro gourmet que existem atualmente no mercado. Avaliamos todos eles aqui e, sem dúvida, você vai encontrar o curso ideal para você: confira.

Não se esqueça de compartilhar esse artigo com suas amigas por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós. Até a próxima!