Tipos de Confeitos Para Brigadeiro Gourmet

Conhecer os principais tipos de confeitos para brigadeiro gourmet é fundamental para quem quer aprender a preparar essas delícias de doces, que cada vez mais ganham o paladar dos brasileiros.

Na versão gourmet dos brigadeiros, aliás, os confeitos são produtos de grande importância, que podem agregar ou arruinar completamente as receitas.

Então, se você quer conhecer melhor os tipos de confeitos existentes, suas características e utilizações, continue com o Cozinha Blog, pois traremos informações super interessantes sobre o tema neste artigo!

Boa leitura!

Confira 6 tipos de confeitos para brigadeiro gourmet

A grande diferença entre os brigadeiros gourmets e os comuns é que, na versão gourmet, há todo um cuidado com a escolha dos ingredientes, que são de alta qualidade, bem como com a finalização do docinho.

Isso pode ser observado, por exemplo, na troca do achocolatado por chocolate nobre, ou da margarina pela manteiga. No entanto, os confeitos também possuem um papel de grande destaque aqui.

Nos brigadeiros comuns, por exemplo, eles têm uma função ligada ao visual, trazendo vivacidade e beleza ao doce.

Não à toa, muitos deles são compostos simplesmente por açúcar, corante e algumas outras substâncias.

Já na versão gourmet, os confeitos ganham a função adicional de agregar sabor ao brigadeiro.

Por isso, muitas vezes são compostos por chocolate puro, cacau, chocolate ao leite, caramelo, dentre outros.

E o melhor de tudo é que há muitos tipos de confeitos para brigadeiro gourmet disponíveis no mercado.

Assim, dá para variar bastante e criar um produto final perfeito para cada evento e cada objetivo desejado.

Confira, em seguida, os 6 principais tipos!

1. Granulado

Sendo o confeito mais tradicional do brigadeiro comum, o granulado entra nessa lista de tipos de confeitos para brigadeiro gourmet.

Para isso, é claro, é necessário fugir das opções convencionais e baratas, compradas facilmente em qualquer supermercado do país.

O que acontece é que esses granulados comuns são simplesmente uma mistura de açúcares, gordura vegetal e corantes, alguns com um pouco de cacau.

Na versão gourmet, vale a pena procurar um bom granulado belga, por exemplo, que são os grandes destaques mundiais.

Esse tipo de granulado não conta com gordura vegetal e apresenta chocolates de altíssima qualidade, como chocolate amargo, chocolate ao leite ou o chocolate branco.

2. Confeitos split

Uma das marcas registradas entre os tipos de confeitos para brigadeiro gourmet é o split. Ele é aquele confeito quadradinho, mais achatado, que se diferencia bastante dos granulados convencionais.

Geralmente, é possível encontrá-lo nas versões de tamanho large e small, com destaque para seus sabores únicos.

O split leva, muitas vezes, chocolate puro, mas há também versões com chocolate ao leite e, até mesmo, sabor café.

Em todos os casos, eles agregam bastante sabor ao brigadeiro e trazem aquela textura suave de desmanchar na boca.

Sem dúvidas, essa é uma aposta certeira na hora de confeitar os brigadeiros gourmets e que agrada aos mais variados públicos.

3. Confeitos blossoms

Outro destaque na lista de tipos de confeitos para brigadeiro gourmet são os blossoms, que são confeitos com raspas de chocolate.

Aliás, essas raspas contam com os mais variados sabores, como caramelo, chocolate branco e morango, por exemplo.

Seu grande diferencial em relação aos demais é que, além de agregar sabor, os blossoms têm um apelo visual muito forte.

Eles trazem um ar rústico ao brigadeiro e são capazes de se destacar entre os demais tipos.

Outro ponto positivo é que é muito comum misturar duas diferentes raspas para criar um sabor totalmente diferente.

O resultado, somado à própria qualidade do doce, é realmente impressionante.

Devido às misturas possíveis, os blossoms se adéquam a diversos perfis de públicos, sendo também uma forma eficiente de confeitar os doces.

4. Cacau em pó

Indo na contramão às raspas de chocolate, que têm um apelo visual grande, o cacau em pó surge como uma opção mais minimalista de confeito.

Ter essas diferentes opções faz toda a diferença na hora de encontrar a alternativa ideal para cada brigadeiro.

Nesse caso, basta apenas cobrir o doce com uma camada suave de cacau em pó, o que dá um ar bem delicado ao produto.

O sabor agregado, por ser cacau puro, é mais amargo, mas contrasta perfeitamente com a doçura do brigadeiro gourmet.

Devido ao minimalismo e ao sabor forte, mais amargo, o cacau em pó cai muito bem em eventos de público adulto.

5. Confeitos nibs

Indo além do cacau em pó, temos os nibs, que são as amêndoas secas do cacau, quebradas em pequenos pedaços.

A diferença, nesse caso, é que a amêndoa não é moída, por isso apresenta um efeito visual também bastante chamativo, como se fossem castanhas ou cereais.

O sabor, assim como a versão em pó, é bem amargo, o que combina mais com um público adulto.

De todo modo, a junção de sabores é impressionante e vale a pena utilizar esse confeito na hora de finalizar o brigadeiro gourmet.

6. Confeitos crispy

O crispy é um confeito com formato de bolinha e que se diferencia por ser crocante. Eles agregam uma textura bem diferenciada ao doce.

Assim como os granulados, não é difícil encontrar versões mais baratas desse confeito, feitas de açúcar. Nem precisamos falar que elas não se adéquam aos brigadeiros gourmet, certo?

Ou seja, é necessário buscar um confeito crispy mais refinado, dando o devido destaque para os de origem belga, que contam com sabores como chocolate ao leite, amargo e morango.

Vamos fazer brigadeiros gourmet com confeitos incríveis e deliciosos?

Como foi possível observar, há realmente muitos tipos de confeitos para brigadeiro gourmet e eles são capazes de agregar uma enorme qualidade aos doces.

Pesquisar e investir em um bom confeito, incluindo os naturais, como coco ralado e raspas de limão, é uma peça chave e faz toda a diferença no resultado da receita.

A depender da escolha, aliás, é possível alterar bastante a textura e até o sabor do brigadeiro, e adequá-los aos variados perfis de públicos, em diferentes eventos.

Os confeitos de cacau em pó ou nibs, por exemplo, que levam 100% de cacau, possuem um sabor amargo e são perfeitos para os eventos com um público adulto.

Entretanto, os mais coloridos, mas ainda assim de excelente qualidade, são ótimos para festas e eventos que contam com crianças.

Se você gostou desse conteúdo, talvez goste também de conferir quais são os melhores cursos de brigadeiro gourmet que existem atualmente no mercado. Avaliamos todos eles aqui: confira.

Não se esqueça de compartilhar esse artigo com suas amigas por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós. Até a próxima!