Qual a Diferença de Brigadeiro Tradicional e Brigadeiro Gourmet?

Quer saber qual a diferença de brigadeiro tradicional e brigadeiro gourmet? Então, chegou ao lugar certo!

Neste artigo, o Cozinha Blog vai mostrar com detalhes as principais características de cada uma dessas versões, para que você entenda de vez quais são as principais diferenças entre os docinhos que mais fazem sucesso no Brasil.

Qual a diferença de brigadeiro tradicional e brigadeiro gourmet?

Embora a versão gourmet do brigadeiro faça cada vez mais sucesso no país, nem todos sabem exatamente qual sua diferença para o brigadeiro tradicional.

Entender isso, aliás, é um passo fundamental na hora de perceber um novo mercado de vendas, e também para surpreender a todos com receitas deliciosas nessa variação gourmetizada do docinho.

Brigadeiro tradicional

O brigadeiro comum, surgido em meados de 1945 e sendo uma receita totalmente brasileira, é um dos doces mais tradicionais do país, não podendo ficar de fora de nenhuma festinha.

O docinho chama a atenção por seu sabor incrivelmente doce e também por ser bem simples de fazer, levando ainda poucos ingredientes.

Para se ter uma ideia, é preciso apenas leite condensado, achocolatado e margarina.

Para confeitar, a forma mais comum é utilizar os granulados de chocolate, que trazem um pouco mais de beleza ao produto final.

Brigadeiro gourmet

Por outro lado, seguindo essa tendência de gourmetização dos doces e receitas tradicionais, o brigadeiro gourmet é uma versão mais nobre e refinada do brigadeiro comum.

Seu grande diferencial, nesse caso, é em relação aos ingredientes da receita, prezando, acima de tudo, pela qualidade.

Assim, alguns ingredientes do brigadeiro tradicional dão lugar a produtos de maior qualidade, transformando completamente o sabor da receita.

Um bom exemplo disso são os chocolates nobres que entram no lugar do achocolatado comum, preferencialmente belgas e suíços (importados), ou de alguma marca nacional de peso.

Além disso, os confeitos também ganham mais destaque e agregam muito mais sabor ao produto.

A margarina também é substituída pela manteiga.

Diferenciais do brigadeiro gourmet

Para entender melhor qual a diferença entre brigadeiro tradicional e brigadeiro gourmet, vejamos, de forma mais detalhada, esses principais pontos.

Ingredientes nobres

A versão tradicional do brigadeiro gourmet leva leite condensado, creme de leite, manteiga e chocolate nobre.

Assim, é nítida a alteração do achocolatado por um bom chocolate, seja meio amargo ou, chocolate ao leite, e da margarina pela manteiga.

Essa alteração consegue realmente mudar completamente a textura e o sabor final do doce, indo muito além de um refino estético.

Geralmente, as versões gourmet derretem na boca, muito devido a essa troca de ingredientes básicos por produtos de maior qualidade.

O chocolate nobre tem ainda a incrível capacidade de absorver outros aromas e sabores.

Assim, com o tempo de descanso da massa, depois de cozida, tudo fica mais concentrado ainda.

Confeitos

Outra diferença gritante entre o brigadeiro tradicional e o brigadeiro gourmet é em relação aos confeitos.

Como mencionado, a versão comum leva, normalmente, granulados, que possuem opções com chocolate ou coloridas.

A de chocolate até conta com um pouco de pó de cacau, mas as coloridas são, na maioria das vezes, apenas corante e açúcar.

Um dos objetivos principais, nesse caso, é agregar mais doce e ajudar na apresentação visual do produto.

No docinho gourmet, por outro lado, os confeitos passam a ganhar uma função primordial: agregar sabor e trazer mais beleza.

Por isso, assim como o chocolate utilizado na receita, utilizam-se também chocolates nobres para enfeitar o brigadeiro, como os splits belgas, que são os quadradinhos amassados.

É comum também confeitar com variações tipo blossoms, cacau em pó, nibs de cacau ou crispy.

Assim, além do efeito visual, eles realmente contribuem de forma única para a criação de um sabor mais agradável e refinado.

Variação de sabores

Por fim, outro diferencial comum dos brigadeiros gourmet é que eles são muito abertos a variações e modificações. O mais importante, nesse caso, é manter a qualidade dos ingredientes utilizados.

De resto, dá realmente para brincar bastante e criar cada vez mais receitas gourmet de brigadeiros.

Para se ter uma ideia, há até mesmo versões alcoólicas, que levam cachaça envelhecida, caipirinha, champagne, entre outras bebidas.

Alguns dos principais sabores de brigadeiros gourmets, por exemplo, são o de chocolate branco nobre, leite Ninho, Nutella, paçoca, café, morango, amendoim, pistache e muito mais.

Qual a diferença de brigadeiro tradicional e brigadeiro gourmet em relação ao modo de preparo?

Quanto ao modo de preparo, o brigadeiro gourmet e o tradicional não apresentam diferenças gritantes.

Afinal, em ambas as receitas, o mais indicado é contar com uma panela de fundo grosso para distribuir o calor de forma uniforme.

Além disso, em um modo ideal, deve-se manter a temperatura do fogo sempre baixa para que a massa não queime.

O ponto de enrolar também é igual, ou seja, quando a massa se desprende completamente do fundo da panela.

E para trazer um sabor mais concentrado, vale a pena deixar o brigadeiro esfriar completamente, por um tempo mínimo de 6 horas.

Nesse período, cobrir a mistura com papel plástico para que ela não perca umidade, e reservar em um recipiente de vidro ou cerâmica, é um diferencial que as duas receitas pedem.

Por isso, as diferenças principais entre as duas versões estão ligadas, realmente, aos ingredientes, confeitos e variedade de sabores.

Que tal fazer os docinhos mais incríveis da sua vida?

Como foi possível observar, não é difícil perceber qual a diferença de brigadeiro tradicional e brigadeiro gourmet. Afinal, o gourmet é uma versão nobre do docinho tão amado pelo povo brasileiro.

Nesse caso, o uso de ingredientes de procedência mais nobre, com uma qualidade bem maior, torna a receita refinada. Esse detalhe é capaz de transformar totalmente o sabor, a textura e a qualidade final do brigadeiro.

Não à toa, cada vez mais, essa versão gourmet assume um papel de destaque no mercado.

Se os brigadeiros comuns já são bastante conhecidos e amados, suas variações refinadas também não ficam para trás.

Aliás, essa é uma aposta certeira para quem quer começar a investir em algo próprio, produzindo essa versão gourmetizada.

Além disso, é uma forma única de surpreender a todos nas festinhas e comemorações.

Se você gostou desse conteúdo, talvez goste também de conferir quais são os melhores cursos de brigadeiro gourmet que existem atualmente no mercado. Avaliamos todos eles aqui e, sem dúvida, você vai encontrar o curso ideal para você: confira.

Não se esqueça de compartilhar esse artigo (e outros artigos aqui do blog) com suas amigas por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós. Até a próxima!