Tipos de Panelas: Alumínio, Pressão, Ferro, Inox e muito mais

Em certo momento da vida, as pessoas acabam tendo que comprar panelas. Elas fazem isso porque vão morar sozinhas, porque vão casar ou só porque precisam de panelas novas mesmo.

Mas não importa a ocasião: uma hora, elas vão escolher dentre os vários tipos de panelas uma para chamar de sua.

Porém, esse pode ser um problema. Dentre os inúmeros tipos de panelas disponíveis, qual é o ideal para você?

“Compro uma panela de pressão ou uma frigideira?”

As lojas oferecem várias possibilidades: há variedades de panela de pressão, frigideiras, um jogo de panelas mais fundas ou mais rasas.

Se você tiver dificuldades para escolher uma opção, pense na que mais vai atender às suas necessidades.

Uma panela de pressão, por exemplo, serve para cozinhar alimentos numa rapidez maior que uma panela convencional. Assim, pense no que você precisa e escolha a ferramenta mais adequada.

Além disso, recomendamos que, depois de você decidir o modelo que você deseja, você também preste atenção no material de que a panela é feita.

Mesmo que essa não seja uma preocupação inicial, no futuro uma má escolha poderá se tornar um problema.

Por que prestar atenção nos tipos de panelas?

É bom que você compre exatamente o utensílio de que você precisa

Tenha em mente que, dependendo dos preparos que você quiser fazer, existem tipos de panelas mais apropriados.

Por exemplo, uma panela de ferro ou pedra sabão é mais adequada para cozinhar em altas temperaturas do que panelas antiaderentes, feitas com revestimento em teflon. Isso porque a primeira é mais resistente ao calor do que a segunda.

Você estará cuidando da sua saúde

Além disso, dependendo do material escolhido, o uso das panelas pode afetar a sua saúde.

Dessa forma, é necessário ter a preocupação de pesquisar se elas liberam resíduos com o tempo ou se a limpeza inadequada das mesmas pode ser prejudicial.

Isso porque a contaminação dos alimentos por essas substâncias pode provocar doenças perigosas.

Você saberá se está saindo em vantagem na hora da compra

Atentando-se para esses pontos, você poderá avaliar o custo-benefício de cada panela antes de trazê-la para casa.

Afinal, nem sempre porque um modelo é barato ele será ideal para você. O contrário também é real: um modelo caro não indica que a panela irá te proporcionar a experiência que você deseja.

Assim sendo, veja a seguir as principais características de cada um dos modelos de panela. Isso porque só assim você ficará ciente das suas vantagens e desvantagens, podendo escolher o produto que trará maior bem-estar.

Veja as características de vários tipos de panela

panela de alumínio

1. Panelas de alumínio

As panelas de alumínio estão presentes na cozinha de muita gente. Isso por conta das suas vantagens, que são bastante atrativas:

  • Baixo preço: quem já comprou uma panela sabe que esse utensílio não é barato. Mas, dentre as que existem, as panelas de alumínio possuem os menores preços.
  • Leveza: outro ponto positivo desse material é que ele é mais leve que os outros, o que contribui para a praticidade do seu uso.
  • Excelente condução térmica: panelas feitas com alumínio são rápidas para aumentar a sua temperatura. Assim sendo, o preparo de muitas receitas acaba sendo mais veloz.
  • Ausência de riscos para a sua saúde: diferentemente do que muita gente pensa, a quantidade de alumínio que é liberada nos resíduos do material não põe em risco a sua segurança. Por isso, pode usar o utensílio sem medo de contaminação.

Ainda que tenha tantos benefícios, a panela de alumínio também tem a sua desvantagem:

  • Baixa durabilidade: infelizmente, o alumínio não é um material muito resistente. Por isso, se a sua panela cair no chão, é bem possível que ela amasse.

panela de aço inox

2. Panelas de aço inox

As panelas deste tipo estão presentes tanto na cozinha profissional quanto na de casa. Isso porque elas fazem sucesso entre as pessoas graças às suas características.

Dentre as vantagens da panela de aço inox, podemos destacar:

  • Beleza: é difícil não se apaixonar quando você vê panelas de aço inox. Elas são bastante brilhantes, o que dá um ar de sofisticação e profissionalismo a qualquer cozinha.
  • Alta resistência: panelas desse tipo nos acompanham por muito tempo por causa da sua durabilidade. Além de elas não oxidarem, também são bastante resistentes ao calor, podendo ir ao forno.
  • Facilidade para limpar: a limpeza desse tipo de panela é bastante tranquila. Isso porque você só precisa de uma esponja e um pouco de detergente. Assim, são bem práticas! Inclusive, dispense a esponja de aço para não danificar o utensílio.
  • Boa distribuição do calor por toda a sua superfície: ao usar esse tipo de panela, você garante que toda a superfície da mesma tenha uma temperatura igual. Em vista disso, você permite que o cozimento de toda a comida aconteça ao mesmo tempo.

Como você pode ver, há muitas razões para você ter panelas desse tipo na sua casa. Ainda assim, o seu uso tem uma desvantagem:

  • Risco para a sua saúde: a panela de inox pode liberar níquel nos alimentos na hora do preparo da comida. Por essa razão, ela pode provocar alergias.

panela de vidro

3. Panelas de vidro

Muitas pessoas gostam de cozinhar uma receita e servi-la em refratários bem elegantes.

Em vista disso, por que não comprar uma panela que ajude no preparo dos alimentos e também tenha a função de levá-los à mesa?

As panelas de vidro servem para essa finalidade e ainda possuem outras vantagens.

  • Elas garantem a sua segurança: tipos de panela como essas — que não são feitas de metal (como o cobre) ou possuem revestimento em teflon — são excelentes para a sua saúde. Isso porque eles não liberam nenhuma substância nociva que possa ter contato com os ingredientes.
  • Elas são fáceis de limpar (caso você não queime o alimento): ao ter essa panela de vidro, você irá limpá-la da mesma forma que lavaria qualquer louça. Por outro lado, esse tipo de panela possui várias desvantagens, que devem ser levadas em consideração.

Alguns pontos negativos desse utensílio são:

  • Esses modelos são quase impossíveis de limpar (caso você queime o alimento): você terá um grande problema para recuperar a beleza do vidro depois que ele for queimado. Isso porque essas panelas, por não possuírem revestimento, não são antiaderentes. Portanto, é muito importante tomar todo o cuidado com esse utensílio na hora da preparação de suas receitas.
  • São frágeis: como você pode imaginar, os modelos de panelas feitas com vidro exigem muito cuidado. Pouco importa a sua qualidade: se elas caírem no chão, dificilmente sairão ilesas. Por isso, é importante estar atento para tudo que possa danificá-las.
  • Exigem adaptação do cozimento: as panelas de vidro não funcionam da mesma forma que as panelas convencionais. Por isso, para você fazer uma receita nela, é necessário adaptar o tempo e a temperatura utilizados para fazer o uso correto do utensílio. Assim, você não irá perder os alimentos por errar os preparos ou o seu ponto de cozimento.

panela de ferro

4. Panelas de ferro

As panelas de ferro fundido são o sonho de consumo de muitos cozinheiros. Isso porque elas têm inúmeras qualidades. Vejamos:

  • Duram por muito tempo: a qualidade da panela de ferro é incontestável! A partir do momento que você comprar uma para a sua cozinha, saiba que ela será a sua companheira por muitos anos e, quem sabe, para a vida toda!
  • São ótimas para combater a anemia: nem sempre a liberação de substâncias no alimento pela panela é negativa. Nesse caso em específico, ela é bem-vinda durante o cozimento. Principalmente para quem tem anemia ou então não come carne. Afinal, o ferro que sai da superfície da panela pode complementar o mineral que falta no organismo. O mesmo acontece no caso da panela de pedra sabão.

Como cada tipo de panela que apresentamos aqui, essa também tem a sua desvantagem:

  • Problemas com a ferrugem: se você não cuidar do ferro da sua panela, ele certamente enferrujará. Mas fique tranquilo: existem várias dicas simples na internet que te auxiliarão a deixar o utensílio em perfeito estado para cozinhar seus alimentos.

alimento servido na panela

5. Panelas de barro

Se você quer fazer uma comida com muito sabor, saiba que a panela de barro é perfeita para você. Há quem diga que ela é imbatível nesse sentido.

Inclusive, tanto ela quanto a panela de cerâmica são ideais para o preparo de receitas como caldos, sopas e tipos de ensopados.

Porém, nem tudo que reluz é ouro.

Esse material tem alguns problemas que fazem com que esse utensílio esteja em desvantagem em comparação a outros tipos de panela:

Se desfaz com facilidade

A panela feita com barro é um dos tipos de panela mais frágeis que existem. Claro que esse não deve ser um fator desestimulante!

Compre uma se você deseja tê-la na sua cozinha. Afinal, na internet há várias dicas de conservação que ajudarão a preservar sua panela de barro.

Pode contaminar os alimentos

Se você perceber uma lasquinha que seja dentro da sua panela, não é bom usá-la para cozinhar seus alimentos. Afinal, o barro pode não ter tido uma boa procedência.

Pelos motivos apresentados acima, você terá maior vantagem comprando panelas de cerâmica para fazer o preparo do seu alimento.

Afinal, não terá muita diferença. Com o utensílio de cerâmica, você também conseguirá fazer seus caldos, sopas e ensopados com um sabor maravilhoso.

Além disso, também ficará livre de contaminações nas suas receitas, já que o barro das panelas de cerâmica é vitrificado.

Também garanta o preparo de seus alimentos de outras formas!

Agora que você já sabe as características de vários tipos de panela, saiba que você também pode contar com eletrodomésticos para fazer o preparo dos seus alimentos.

Eles te ajudarão a garantir um excelente sabor na sua comida, muitas vezes de forma mais rápida que as panelas convencionais!

Em razão disso, veja as 10 Melhores Air Fryer do Mercado (Ranking das Principais Marcas).

Até logo!

Panelas de cerâmica em promoção por tempo limitado. Confira agora