Qual a Melhor Panela: Antiaderente ou Cerâmica?

Sem dúvida, ter uma boa panela é essencial para tornar aquele arroz de todo dia mais gostoso. Mas, com tantas opções de modelos e revestimentos, você pode se perguntar: “qual a melhor panela: antiaderente ou cerâmica?”.

Confira a resposta a seguir!

Quais as diferenças entre a panela com revestimento cerâmico e a com teflon?

Com certeza, ter em casa uma panela que não gruda nenhum alimento e que é fácil de limpar é o sonho de consumo de qualquer pessoa que cozinha.

Mas, você já deve ter reparado que existe um contraste de preço muito grande entre a panela de teflon e a de cerâmica. O que essas panelas têm de tão diferentes entre si?

Confira suas principais características a seguir.

Boa resistência

Panela de cerâmica

Existem duas opções de panelas: as 100% feitas em cerâmica e aquelas com revestimento cerâmico.

  • Muito resistente a arranhões e altas temperaturas
  • Não solta substâncias tóxicas na comida que está sendo preparada
  • Possuem alto poder antiaderente

Comida não gruda

Panela antiaderente (teflon)

As panelas de teflon ajudam os alimentos a cozinhar mais rápido

  • Revestida com uma substância capaz de repelir certas substâncias
  • Possui um custo-benefício melhor
  • Boa opção para quem quer diminuir a quantidade de óleo utilizada no preparo

Panela de cerâmica

A panela feita de cerâmica é muito resistente a arranhões e altas temperaturas. Elas também não liberam nenhum tipo de substância tóxica na comida que está sendo preparada, desde que não tenha sido pintada com tinta a base de chumbo ou cádmio.

Além disso, elas possuem alto poder antiaderente, o que impede que o alimento grude em sua superfície.

Atualmente existem dois tipos de panela:

  • Cerâmica refratária: são produzidas completamente em cerâmica, contendo apenas alguns detalhes em outros materiais, como a tampa.
  • Revestimento cerâmico: são produzidas com um elemento diferente, como ferro fundido ou aço inox, e apenas possuem um revestimento de cerâmica.

panela de cerâmica com comida preparada

Panelas antiaderente (teflon)

Por outro lado, a panela antiaderente, também conhecida como teflon, é revestida com uma substância capaz de repelir certas substâncias. Por isso, a comida geralmente não gruda nela.

Embora seja mais barata, ela também é menos resistente a altas temperaturas e a arranhões. Assim, é sempre necessário usar utensílios de silicone e evitar superaquecê-las.

Caso contrário, a matéria-prima usada para tornar a peça antiaderente poderá se soltar e perder suas propriedades, além de contaminar a comida da sua casa.

Nesse sentido, a composição do revestimento também é uma característica importante da panela de teflon. Ela é produzida com uma substância chamada politetrafluoretileno (PTFE). Quando exposto a uma temperatura superior a 260 °C, o teflon pode liberar compostos químicos tóxicos, como:

  • Sulfonato de perfluorooctano;
  • Perfluoroisobuteno;
  • Fluoreto de carbonila;
  • Fluoroacetato de sódio;
  • Ácido fluorídrico;
  • Tetrafluoretileno;
  • Ácido perfluorooctanóico.

Mesmo assim, a panela de teflon é uma boa opção para quem quer diminuir a quantidade de óleo utilizada durante o preparo das refeições sem gastar muito. Além disso, elas também ajudam os alimentos a cozinhar mais rápido.

panela antiaderente

Afinal, é melhor escolher antiaderente ou cerâmica?

Apesar de terem praticamente a mesma capacidade antiaderente, a panela de teflon e a de cerâmica têm comportamento diferente durante os preparos.

Por exemplo, o material do produto influencia no tempo de aquecimento, capacidade de manter o aquecimento, entre outros, o que influencia diretamente no resultado das suas receitas.

A seguir, confira qual panela é melhor para ter em casa de acordo com seu desempenho, preço, estética, peso e saúde.

Desempenho de cada tipo de revestimento

Embora a panela de teflon e a de cerâmica tenham um bom desempenho em relação à aderência, a segunda tende a ser melhor. Além de geralmente ter uma superfície com maior capacidade antiaderente, a sua resistência a riscos é muito maior.

Porém, isso depende muito da marca e da qualidade de cada produto.

Custo-benefício dos revestimentos de teflon e cerâmica

Sem dúvida, a panela antiaderente é a melhor quando o assunto é custo-benefício. Afinal, um jogo de panela feita de cerâmica pode ser até duas vezes mais caro do que as de teflon.

Contudo, o valor do produto também varia de acordo com as marcas, a sua qualidade e a tecnologia usada em sua fabricação.

A estética da sua casa também importa na hora da compra

De forma geral, uma panela produzida ou revestida com cerâmica é mais bonita do que a antiaderente. Isso acontece porque esse material permite a utilização de uma variedade de cores muito maior.

Assim, é muito mais fácil escolher um produto que combine com a decoração da sua casa.

Peso dos produtos

Apesar de a cerâmica ser naturalmente mais pesada que o teflon, quando o assunto é o peso do produto, o material utilizado na sua estrutura tem um grande impacto.

Por exemplo, uma panela de alumínio revestida com cerâmica será muito mais leve do que uma panela de aço revestida com teflon, não é verdade?

Por outro lado, se a estrutura das duas forem fabricadas com a mesma matéria-prima, a diferença não será muito grande, embora a de cerâmica seja levemente mais pesada.

Saúde da sua casa em primeiro lugar

Conforme já foi mencionado, quando o teflon é arranhado ou exposto a altas temperaturas, ele pode liberar substâncias tóxicas durante a preparação da refeição. Por outro lado, a panela com revestimento cerâmico é atóxica.

De qualquer forma, é sempre importante verificar se a panela possui um certificado de atoxidade, uma vez que a tinta utilizada nos produtos pode conter agentes prejudiciais à saúde.

Durabilidade é uma das principais diferenças

Quando o assunto é resistência da superfície antiaderente, sem dúvida, a melhor opção é a panela de cerâmica, pois ela tem a vantagem de resistir muito bem a arranhões.

Por outro lado, elas não são tão resistentes à queda quanto as de teflon.

Tempo de cocção do conteúdo

Geralmente, como a panela de teflon é mais fina e conduz melhor o calor, elas aquecem mais rápido. Em contrapartida, embora a panela feita de cerâmica demore mais para esquentar, ela mantém o alimento quente por mais tempo mesmo quando o fogão já está desligado.

Por isso, nesse caso o melhor produto dependerá de suas preferências e necessidades da sua casa.

Qual a melhor panela ou frigideira para você ter em casa: de teflon ou de cerâmica?

Como vimos, embora seja mais cara, a panela com revestimento cerâmico é a opção mais durável e saudável. Por isso, ela pode ser considerada a melhor panela para você ter em casa.

Mas, se você não tiver condições de investir em panelas de cerâmica, as de teflon também são excelentes opções para ter em casa e evitar o uso excessivo de gordura. Porém, é fundamental trocá-las assim que o fundo apresentar arranhões.

Você sabe como limpar corretamente uma panela com revestimento cerâmico? Então, leia também: “Como limpar panela de cerâmica: dicas para tirar manchas”.

Até a próxima!

Panelas de cerâmica em promoção por tempo limitado. Confira agora