Como usar Panela de Cerâmica pela Primeira Vez?

As panelas de cerâmica se tornaram as queridinhas nos últimos anos e isso não é à-toa. A beleza, praticidade e o sabor dos alimentos feitos nesse material é o que mais chama a atenção.

Tudo isso tem um preço, e ele costuma assustar à primeira vista. Mas é fundamental que você saiba que a durabilidade compensa a compra, além da qualidade do material utilizado na aplicação da cerâmica.

Ou seja, uma panela de cerâmica é um investimento para muitos anos de uso.

E o melhor é que você encontrará diferentes tipos, como as de fundo largo ou pequenas, frigideiras e canecas de fogão.

Contudo, apesar de todas as qualidades, saber como usar a panela de cerâmica pela primeira vez exige alguns cuidados especiais.

Para isso, você tem este guia para tomar as principais precauções e ser feliz no dia a dia na cozinha.

9 Dicas Essenciais para Usar a Panela de Cerâmica pela Primeira Vez

Separamos essas dicas para quem é iniciante e acabou de adquirir sua primeira panela de cerâmica.

Se você já é um usuário mais experiente, talvez algumas dicas possam parecer ‘bobas demais’, contudo, todo conteúdo é sempre válido.

1. Conhecendo o novo material

Apesar de ser antiaderente, a panela de cerâmica pode perder suas propriedades com o uso indevido e com o passar do tempo, sobretudo se determinados ingredientes forem os tipos que normalmente grudam no fundo, como frituras ou quaisquer situações de alimentos queimados.

Para evitar que isso aconteça mais rápido que você gostaria, existe uma dica simples, rápida e eficaz: na primeira vez, passe um papel toalha com óleo em toda a parte de dentro e, em seguida, seque com outro pedaço de papel.

Isso vai estimular as propriedades antiaderentes da cerâmica e, em consequência, vai te ajudar a deixar a panela intacta por mais tempo.

Você não precisa fazer isso sempre, mas faça de tempos em tempos antes de cozinhar com ela.

2. O que usar na panela sem danificar

Outra grande preocupação de quem compra panelas de cerâmica, está relacionada aos utensílios que podem ser usados no dia a dia durante o cozimento.

Ferro ou alumínio, por exemplo, estão banidos. Tudo o que você fará utilizando uma espátula ou uma colher de metal, é riscar a sua panela ou frigideira e desgastar a cerâmica.

Da mesma forma, conforme você raspa esse tipo de utensílio, fragmentos da cerâmica e até mesmo da própria estrutura da panela se soltarão, podendo até mesmo intoxicar seu alimento.

Portanto, para cozinhar em sua panela de cerâmica você poderá usar utensílios de plástico ou de bambu, os quais não danificarão em nada, nem o instrumento, nem os ingredientes que você quer usar.

refeição feita em panelas de cerâmica

3. Durante o cozimento

Como a panela de cerâmica é feita de um material diferente do que normalmente você encontra nos metais das panelas comuns, é bem provável que você esteja se perguntando sobre o cozimento e as diferenças de um tipo e outro.

Justamente por conta da cerâmica, a panela terá o calor distribuído por toda a sua extensão, fazendo com que seu alimento seja cozido de maneira uniforme.

Para isso acontecer, você jamais poderá usar o fogo alto. Somente baixo e médio, pois caso contrário, o calor será distribuído de forma irregular, aumentando a temperatura de maneira muito mais forte no fundo da panela.

Resultado: alimentos queimados ou grudados.

Isso é fundamental de saber, antes de usar sua panela de cerâmica pela primeira vez.

4. As melhores formas de higienizar

No dia a dia, é comum que você queira arear suas panelas de metal, para que fiquem brilhantes e sempre prata. Aliás, é bem provável que você queira arear até conseguir se ver através do metal – hábito adquirido com as avós, mães e por aí vai.

No caso das panelas de cerâmica, você não precisará ter essa preocupação. Na verdade, você não poderá arear esse material, senão desgastará o esmalte e tudo o que tiver almejado para mantê-la terá sido em vão.

Por isso, para higienizar sua nova panela, use apenas água fria ou morna, utilizando o lado amarelo da esponja – jamais palha de aço. Como a cerâmica é antiaderente, é bem provável que você não precise esfregar demais para limpá-la.

5. Se as manchas surgirem

Por mais que você tome todas as precauções necessárias com as suas panelas de cerâmica, o tempo pode ser uma prova viva de que todo cuidado é pouco.

Se você fizer o dever de casa corretamente, a higienização de suas panelas manterão a cerâmica intacta, permitindo que o cozimento continue em alta qualidade, sobretudo pela distribuição uniforme de calor.

Por outro lado, ainda assim é provável que algumas manchas comecem a surgir, dando a impressão de que o material está se desgastando. Não se preocupe! Se forem apenas manchas, e não corrosões do material, você conseguirá resolver.

Manchas podem ser resultado de muita fritura ou alimentos queimados, os quais você conseguiu tirar da panela, mas mesmo assim deixaram vestígios. Se a esponja com água morna ou fria e detergente neutro não resolverem, eis a solução:

  • Meia xícara de água;
  • Meia xícara de vinagre branco;
  • Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.

Misture tudo e passe com a mesma parte amarela da esponja em sua panela.

Deixe descansando por cerca de 15 minutos e passe novamente. Após repetir o processo, lave da maneira usual e veja o resultado surtir efeito.

alimento servido na panela

6. Como guardar sua panela de cerâmica

É comum que você tenha um armário ou outro tipo de local para armazenar suas panelas, mas é altamente recomendável que você tome o máximo de cuidado com as versões de cerâmica.

Isso porque o armazenamento empilhado pode danificar o material, causando estragos mais rápido do que você gostaria.

Por outro lado, é bem difícil encontrar um lugar somente para as suas panelas de cerâmica, não é mesmo?

Pois, há duas soluções:

A primeira tem a ver com o estilo das cozinhas modernas, seguindo o que você pode ver em programas televisivos, filmes, séries e até mesmo tutoriais de cozinhas novas que trazem um ar mais saudosista.

Nesses lugares, as panelas ficam penduradas na parede, junto de facas e utensílios, como colheres e espátulas. Existem diversas formas de fazer isso, mas uma delas, a mais utilizada, é pendurar com ganchos próprios que você encontra na internet ou no mercado.

A segunda solução pode ser feita no próprio armário no qual você já armazena as outras panelas. Tudo o que você precisará é o uso de papel manteiga. Coloque um pedaço, o suficiente para cobrir o tamanho de sua panela, quando for encaixar outra por cima dela.

Isso permitirá que você as empilhe, mas sem encostar de fato a cerâmica entre as panelas, desta forma, evitar o desgaste.

7. A panela desgasta com choque térmico?

Existem alguns tipos de materiais em utensílios domésticos que, com o passar do tempo, podem se desgastar ou até mesmo quebrar, como é o caso das panelas de vidro, quando há choque térmico.

Isso não costuma ocorrer nas panelas de cerâmica, mas é necessário que você leia com atenção a etiqueta ou a caixa da marca que escolheu comprar.

As marcas mais conhecidas e utilizadas no mercado, são: Brinox, Tramontina, Ceraflame e Polishop (Flavorstone).

8. Os melhores ingredientes para a panela de cerâmica

Que tal conhecer os ingredientes que mais combinam com o material aplicado em suas panelas de cerâmica?

Como o calor é distribuído de maneira uniforme, existem pratos que ficam simplesmente perfeitos nesse utensílio.

Os cozidos, por exemplo, são excepcionais.

As carnes, de preferência bovinas, podem ser acompanhadas de cenouras, batatas ou mandioquinhas, por exemplo, e temperadas com sal, pimenta-do-reino e algumas ervas frescas, como salsinha, alecrim e tomilho.

O resultado desse exemplo é um prato sensacional, pois é justamente o calor uniforme que fará a diferença para a carne não cozinhar diferente de seus acompanhamentos. O mesmo vale para caldos, feijões ou ensopados.

9. Existe diferença pela cor da panela?

Em alguns casos, a cor do utensílio doméstico indica o tipo de material aplicado, mas, no caso das panelas de cerâmica, isso não se aplica.

É comum que você encontre, por exemplo, panelas de metal que têm suas cores divididas pela qualidade do material também, o que não confere aqui.

Ou seja, não existe diferença pela cor da panela de cerâmica, então você pode escolher pela melhor marca e, desta forma, optar pelo tom que mais te agrada.

Agora que você já descobriu como usar a panela de cerâmica pela primeira vez, compartilhe essa e outras matérias do Cozinhablog.com em suas redes sociais.

Panelas de cerâmica em promoção por tempo limitado. Confira agora