Como Limpar Panela de Cerâmica: Dicas para Tirar Manchas

Como limpar panela de cerâmica e deixar tudo em ordem na cozinha é uma das grandes curiosidades quando o assunto é manter os utensílios sempre impecáveis.

Por isso, ao escolher a sua panela, ou, se preferir, o conjunto de panelas e acessórios, é preciso cuidar muito bem para não jogar dinheiro fora. Dentre as opções de produtos, os artigos de cerâmica são sempre de excelente qualidade e ajudam até na decoração do ambiente.

Então, ao ter todas as vantagens das panelas de cerâmica, você precisa saber, principalmente, como higienizá-las.

Mas, para isso, todo cuidado é pouco. Por isso, vamos te mostrar os detalhes para cuidar muito bem delas.

Preparamos um pequeno guia para você aprender a limpar corretamente e garantir uso por mais tempo. As informações que traremos hoje ajudarão a tirar o cheiro do utensílio, bem como as manchas de molhos e demais restos de alimentos que acabam grudando e danificado com o tempo.

Aliás, é justamente pensando no tempo de uso que você optou por esses modelos de panelas, não é mesmo? Afinal, a cerâmica garante bons anos de uso sem alterar o sabor e a consistência de seus alimentos.

Para facilitar a sua vida, preparamos um guia prático de como limpar panelas feitas de cerâmica sem causar nenhum dano à sua superfície. Vamos conferir?

Como limpar panelas e frigideiras de cerâmica e quais os cuidados necessários?

Para começar, é preciso ter consciência dos dois tipos de panelas e afins que envolvem cerâmica.

Assim, o primeiro tipo é o utensílio que é feito apenas com cerâmica, moldado com o material, que é 100% natural.

Por sua vez, o segundo tipo traz a aplicação em cerâmica, o que significa que a panela é feita de aço, alumínio, inox, metal ou outro material e, por cima, possui essa camada. Nesse caso, é utilizado um revestimento de cerâmica.

Desta maneira, o resultado é diferente entre um tipo de panela e outro, o que significa que a limpeza também será.

Aliás, é justamente por isso que a limpeza em panelas de cerâmica precisa ser cuidadosa.

Por isso, nas panelas completamente feitas de cerâmica, o cuidado deve ser normal, pois nem a água gelada ou quente vai afetar a composição.

Por sua vez, é bom evitar o uso de palhas de aço e materiais que possam arranhar a cerâmica, pois isso prejudica no resultado dos alimentos.

Já as panelas com aplicação de cerâmica precisam ter maior cuidado, pois grande parte é afetada pelo choque térmico. Com isso, os cuidados são ainda mais delicados.

Além de ter cuidado com a temperatura à qual a panela será exposta (no caso da que possui apenas um revestimento), é preciso também ficar atento aos talheres que entrarão em contato com o utensílio. Isso porque talheres de metal ou inox pode riscar facilmente a superfície.

Para evitar que isso aconteça, é crucial fazer uso de utensílios de madeira (a famosa “colher de pau”) ou de silicone.

removendo manchas de panelas

Use água morna para manter o material sempre intacto

Um dos segredos para ajudar na limpeza, manter a qualidade do material e, ainda assim, tirar a sujeira enquanto garante a durabilidade do utensílio é usar água morna.

Desta maneira, você não precisa se preocupar com a temperatura da água. Como dissemos, nas panelas de fundo cerâmico revestido, é preciso evitar temperaturas muito quentes.

Ao utilizar a água morna na limpeza, será possível higienizar bem as panelas e frigideiras e, ainda assim, remover a sujeira grudada ou gordura que insiste em ficar.

Água quente com moderação para soltar a gordura

Apesar de não ser recomendado, não quer dizer que usar água quente, algumas vezes, fará mal instantaneamente.

Ao contrário disso, você poderá usar, sim, sempre que precisar.

Contudo, faça isso com moderação. Ou seja, use quando o alimento estiver queimado ou muito grudado por alguma outra razão.

Desta maneira, a água quente vai te ajudar com sucesso.

Como tirar as manchas insistentes de sua panela de cerâmica?

Apesar de todo cuidado, sempre há aquela sujeira que fica grudada após o cozimento. Isso acontece, principalmente, quando você deixa resíduos na panela e não lava na hora.

Por exemplo, quando você cozinha uma sopa e a água seca, a carne tende a torrar e grudar.

E, como sabemos, acidentes acontecem, então esse tipo de sujeira pode criar uma mancha no fundo e nas laterais da panela.

Para isso, a solução de limpeza é simples e, em consequência, garante melhor usabilidade.

A mágica do bicarbonato de sódio, vinagre e sal de cozinha

O bicarbonato de sódio é um dos ingredientes mais versáteis que existem. Seus resultados em processos de limpeza são excelentes, principalmente quando o detergente ou a água morna não dão conta da limpeza.

Em uma xícara, coloque duas colheres de chá de bicarbonato de sódio em um copo americano de vinagre branco (é o melhor vinagre para limpeza). Acrescente, também, uma colher de café de sal de cozinha (sim, o sal refinado que você usa para cozinhar).

Você deve formar uma espécie de pasta.

Misture bem e aplique com o lado amarelo da esponja, ou seja, o lado mais macio.

Aguarde entre 5 e 10 minutos e passe a esponja umedecida, novamente, por toda a área que necessita de limpeza e que já recebeu a pasta de bicarbonato de sódio, vinagre e tal.

Com a constância desse tipo de higienização, você conseguirá tirar praticamente todo tipo de mancha de suas panelas e frigideiras de cerâmica.

Aliás, isso serve tanto para as versões feitas completamente em cerâmica quanto as revestidas.

panela de cerâmica com comida preparada

Os cuidados do dia a dia deixam suas panelas de cerâmica sempre novas

Para deixar suas panelas de cerâmica sempre novas e intactas, são necessários alguns cuidados.

A começar, tente sempre deixar de molho em água com detergente logo após o uso, para não criar a malfadada crosta.

Além disso, evite cozinhar alimentos que possam grudar no fundo facilmente, como doces ou coisas muito grudentas. Assim, você consegue conservar o material da melhor forma possível, mesmo com uso de calor constante.

Por sua vez, ao armazenar, evite deixar a parte de dentro de sua panela tocar em outros utensílios, como é comum, especialmente os de inox ou alumínio.

Em muitas casas, as panelas são colocadas uma dentro da outra, sobretudo quando há falta de espaço.

Para contornar isso, coloque uma folha de papel toalha entre um utensílio e outro.

Desta forma, você vai evitar que as panelas se risquem e se desgastem desnecessariamente.

E, com todas as dicas de limpeza e, agora, de armazenamento, você pode ficar mais tranquilo na hora de guardar suas panelas, garantindo maior durabilidade para você fazer a festa no fogão!

Considerações finais

Agora, então, você já sabe como limpar panela de cerâmica. Deste jeito, você não vai precisar pensar duas vezes na hora de cozinhar.

Como bem sabe, esse tipo de panela é excelente para o resultado de cada refeição. Seguindo todas as diretrizes indicadas para a lavagem e a limpeza mais pesada, sua panela ou frigideira de cerâmica estará sempre novinha em folha.

Panelas de cerâmica em promoção por tempo limitado. Confira agora